OFICINA DE TEATRO
Título: O Macaco Zombador
Caracterização da proposta:
Nesta oficina utilizaremos a técnica de recorte, colagem e montagem dos fantoches para a apresentação do texto do Macaco Zombador, onde as crianças ouvirão o relato do texto, tomando gosto pela narração da historia e depois emitirão opiniões sobra à mesma.
Faremos uma montagem sobre o principal personagem do texto, o macaco, onde as crianças deverão manusear as partes recortadas dos fantoches e montarão o mesmo, a atividade envolverá todos os alunos.
Público Alvo:
Crianças do grupo 05 e alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FTC EaD, Circuito 09.
Objetivos:
Ø Descrever oralmente os personagens do texto;
Ø Sensibilizar o grupo para a construção do fantoche;
Ø Valorizar a recontagem da história pelos alunos, incentivando a oralidade;
Ø Manusear os fantoches dos personagens do texto, criando características novas para o mesmo;
Ø Promover a interação entre os fantoches produzidos pelas crianças;
Ø Valorizar o trabalho de criação dos colegas.
Tempo de duração: 4 horas.
Desafio/ Problematização:
Apresentação de textos engraçados onde existem conselhos (moral da história) que podem ser aplicados no dia-a-dia em sala de aula, para a construção da identidade do aluno através da criação de fantoches e contagem (incentivando a oralidade) de história, usando o teatro para as apresentações.
Desenvolvimento de atividades
1º Momento: Acolhida das crianças em sala de aula. Momento de oração com o canto “Deus é bom pra mim”, em seguida apresentação com fantoches.
- Apresentação dos fantoches que os alunos irão montar com a ajuda da professora, onde a mesma explicará a construção de cada fantoche e os alunos fabricarão o fantoche do personagem principal do texto.
2º Momento:
A professora contará a historia do Macaco Zombador, fazendo o uso dos fantoches que a mesma deve ter confeccionado anteriormente.
3º Momento:
- Apresentação do fantoche que será fabricado;
- Construção do fantoche passo a passo pelos alunos com a supervisão da professora;
- Criar nomes para os personagens (fantoches) construídos pelos alunos.
* 30 minutos – Lavar as mãos, cantar e lanchar – música “Meu lanchinho”.
4º Momento:
Contando história
Pedir as crianças para contarem historias que podem ser relacionadas aos fantoches construídos, inventadas por elas ou recontadas a sua maneira, inclusive com nomes de novos personagens.
5º Momento:
Encerramento da aula, onde cada criança levará para casa o fantoche confeccionado do personagem principal da história apresentada, incentivando-as a recontem para a sua família.
Recursos:
Construção de fantoche – macaco.
- Cola tesoura, papel cartão, retalhos de emborrachado para a montagem da boca, nariz e olhos do macaco, lápis, pincel, tinta.
- Alunos, professor, ajudantes (grupo).
Avaliação:
A avaliação será processual, incentivando a contagem de historias, a oralidade e a confecção dos fantoches.
ANEXO
O MACADO ZOMBADOR
Miriam de Carvalho Perissê
Esta história aconteceu numa reserva florestal da África.
- Isso tudo é nariz?!, Pensou o Macaco, observando a tromba do Elefante.
E logo gritou:
- Narigudo... Você é narigudo!
E saiu pela mata pulando de galho em galho, anunciando pelos cantos:
- O Elefante é narigudo!
Encontrou, então, com a Girafa.
- Isso tudo é pescoço?! – disse ele.
E concluiu:
-Pescoçuda! A Girafa é pescoçuda! Há, há, há, há! (Rindo, seguiu seu caminho entre as árvores.)
Avistou, depois, o Leão tirando uma soneca na campina. Lá de longe mesmo, gritou:
- Cabeludo, piolhento! Está precisando ir ao cabeleireiro, hein!!
O Leão se levantou furioso:
-Quem disse isso? Quem é cabeludo?!
Mais do que depressa, o Macaco se mandou dali.
Dessa vez deparou-se com um Coelhinho. Chegou bem perto, bem pertinho mesmo, e disse:
- Orelhudo... Orelhudinho! Há, há, há, há!
Quando viu o Jacaré na lagoa, não deixou por menos:
Nossa! Isso tudo é boca, seu Jacaré?! Que bocarra! Esta floresta é mesmo uma piada! Há, há, há, há.
Os bichos se reuniram pra discutir o assunto.
-O macaco está precisando de uma lição!
- Isso não pode ficar assim!
No dia seguinte, os bichos pegarem o macaco pelo rabo.
- O que é isso, macaco? – perguntou o Elefante.
-É o meu rabo. Vocês não sabem?!
- Grandinho, não é?! – ironizou a Girafa.
- O que você quer dizer com isso? – gritou o Macaco nervoso.
E todos os bichos responderam juntos:
- QUE VOCÊ É RABUDO!
A partir desse dia, o macaco deixou de ser zombador.
Referências:
* Atividade Orientada – Anexo II - EaD FTC. Acessado em 30/05/2009.
* FIGUEREDO, Taicy de Ávila, TEATRO DE BONECOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Texto do Anexo I da Atividade Orientada postada no AVA da FTC. Acessada dia 30/05/2009.
*PERISSÊ, Mariam de Carvalho – Texto O Macaco Zombador.
Gostei da sequência didatica sobre o texto apresentado. Continue assim colegas.
ResponderExcluirUma boa dequencia didatica para trabalhar com qualquer texto, incluindo as fábulas.
ResponderExcluirPodemos aplicar as sequencias didaticas em fábulas, esta mesmo podemos adequa-la.
ResponderExcluirfaboloso para nossa vida educativa aquele abração
ResponderExcluirPor que ler é exercita cada momento em nosso jornadas de trabalhos diário
ResponderExcluir